domingo, 25 de maio de 2008

Queimadas para a roça...


Os amazonenses para obter terreno para cultivo tem que fazer pequenas queimadas. Esses terrenos chamam-se roças. Aqui é uma pequena demonstração, pois há queimadas ainda maiores...

Rio, espelho do sol... Magnífico...


Entre o céu e a terra. Entre verdes das florestas o paraíso existe.

Crianças durante uma viagem de barco de Manaus a Tefé...


Minha primeira viagem de barco durante 3 dias e 3 noites. O percurso foi de Manaus até Tefé, minha última paragem. Tem uma distância de mais de 700 Km.

Casa típica do Amazonense!...


Casa tipica da Amazónia. Nesta altura as águas já estão a subir. Irão subir até á altura do rés do chão da casa. A casa já foi construída para que não fosse alagada. Material de construção usado: Madeira e folhas da floresta amazónica.

As Casas das famílias amazonenses...


Eis a casa de uma familia na amazónia. Parte dela aberta, quando não é toda aberta. Não tem mesa nem cadeiras. Eis aqui, uma refeição. Tudo se faz no chão....

Menina caçula de uma família de 17 irmãos!...


Esta foto tem uma história: A menina estava com rosto sério. Aí, eu lhe pedi que mostrasse os dentes. Subentende-se "sorrir". Eis o resultado do pedido. As criançãs são o melhor do mundo...

Celebração na capela da comunidade de Santa Teresa do Cubuá!


Na visita ás comunidades duas vezes ao ano, o missionário celebra sempre a Eucaristia na capela que é sempre feita de madeira junto ao rio e que fica firme em cima de quatro toros de madeira para quando as águas subirem não ficar alagada.

Barquiho chamado "Rabeta"...


Viagem numa canoa que entre amazonenses se chama "Rabeta". É o barquinho que leva todo o mundo em pequenas ou até grandes viagens. Durante uma semana faço mais ou menos 12 viagens nesta pequena canoa.

quarta-feira, 21 de maio de 2008


Comer na mesa do chão.

Todas, ou quase todas as refeições que fazia era todo o mundo sentado no chão e comer com a mão. Tive que fazer o mesmo, embora não estivesse muito habituado. Missionário tem qu estar preparado para tudo. No fim, tinha uma bacia para lavarmos as mãos.

Reunião da Comunidade


Chega á Comunidade de Belo Monte

Minha primeira visita á comunidade de Belo Monte. Todo o povo da Comunidade me aguardava cantando um cântico de boas vindas.

Preparando a canoa para a pesca...

Logo desde crianças, ajudam os pais quer na roça, quer na pesca. Esta criança está preparando a canoa para ir pescar algo para a refeição do dia.

Menino Caboclo com traços Indígenas


Esta criança é da Comunidade de Boavista do Calafate. Pertence á minha Paróquia, mas fica mesmo no fim no meio do Lago do Amanã.

Peixe Boi

Este é um dos peixes mais aprecidados na Amazónia. Chama-se peixe boi, porque tem o focinho parecido ao de um boi. Anda no rio mas mama no biberão. Este estava doente e estava a ser tratado pelo veterinário.

Um rato chamado Cutia


Este pequenos roedor que se parece com um rato chama-se "Cutia" e este tinha sofrido um acidente. Estava a ser tratado por um veterinário. Este animal é um petisco aprecidado por todos na Amazónia.





Deixo aqui sem comentários as fotos da minha viagem que falam por si...

Preparação do Jantar do Missionário


Crianças da Comunidade de Santa Luzia do Baré

OLhem para estas Caboclas posando para a foto...

Chegada á Comunidade

Comunidade de Santa Luzia do Baré cantando um cântico de boas vindas ao MIsionário e Catequista de visita á sua Comunidade. É um dia de festa quando o Missionário fica em sua Comunidade....

terça-feira, 20 de maio de 2008

Comunidade de Santa Luzia do Baré



Minha primeira visita à Comunidade de Santa Luzia do Baré. Maravilha de paisagem...
Fica situada no Lago Amanã que é o último setor da Paróquia. Pertence ao Municipio de Maraã.



Missão na Amazónia


A Missão na Amazónia se faz de barco. Este é o "Esperança" que me leva aos lugares mais paradisíacos da Paróquia onde eu trabalho.