terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ser solidário é ser como Jesus!...



Estagiário Henrique







E aí pessoal, tudo jóia? Espero que sim.
Hoje eu vou partilhar com você sobre uma parte da minha vida pastoral na Paróquia de Bom Jesus.

Eu participo em várias pastorais da paróquia, mas entre essas pastorais destaco a Pastoral da Solidariedade, não pelo grau de importância, mas por ser mais oportuno para a minha partilha. É a caçula (mais nova) das pastorais que existem na nossa Paróquia. Foi criada no ano de 2007, de modo que tem poucos voluntários. A pastoral funciona em articulação com a Cáritas diocesana, também não muito antiga na Prelazia.

Pastoral da solidariedade, como o próprio nome diz, desenvolve um trabalho de solidariedade junto das famílias que vivem situação de pobreza. E não são poucas as famílias que passam dificuldades. É um trabalho árduo, mas de certeza aprovado por Deus, que nos convida à caridade para com o nosso próximo. Todas as quartas e sextas feiras de manhã nós acolhemos pessoas que vão à procura de auxílio. Nós ajudamos naquilo que a pastoral tem condições de ajudar: compra de medicamentos para as famílias carenciadas, alimento, roupas, uma conversa amiga, etc. Chegam lá pessoas com doenças mais graves que podemos imaginar como HIV-SIDA, Malária, e não só. Outras vezes somos nós que enfrentamos o sol escaldante do dia-a-dia para ir ao encontro dessas pessoas, visitando-as nas suas casas; tendo um contato mais próximo possível com a realidade de cada um. E tem gente na paróquia de caridade imensa se dispondo para esse serviço; são donas de casa com as suas famílias para cuidarem, mas deixam tudo para dedicar esse tempinho à caridade fraterna. É um exemplo para nós que temos o título de Missionários. Uma coisa impressionante é que tem muita gente que leva uma vida precária, sofrida, e a igreja de Tefé mesmo com as suas limitações não deixa de cumprir a sua missão: ir ao encontro dos excluídos da sociedade, dos pobres da cidade. Esta é a verdadeira igreja desejada por Cristo, que se preocupa não só com a vida espiritual das pessoas, mas se envolve com os problemas da vida humana e real delas.

Gente, essa é uma das atividades que eu mais gosto de realizar.

Você também pode fazer alguma coisa em favor dessas pessoas! - Reze por essas famílias, para que em meio às dificuldades possam experimentar a mão libertadora de Deus na sua vida.



1 comentário:

Leonardo disse...

Olá! Achei este blog muito bacana e gostaria de manter contato com o autor(a). Por favor, me escreva: gregos_e_troianos@hotmail.com Estou escrevendo um livro sobre a Amazônia e preciso de informações de moradores da região. Aguardo contato!